Blog Urologia - Dr. Petronio Melo

Check-up da próstata – Exame de rotina da próstata [2023]

check-up da prostata

O check-up da próstata, isto é, o exame de rotina da próstata é o exame de triagem para detectar precocemente o câncer de próstata.

A idade média para iniciar o check-up da próstata é com 50 anos, mas algumas pessoas podem precisar iniciar esses exames aos 45 anos, quando há um risco maior de aparecimento do câncer de próstata, como em pessoas com histórico familiar de câncer de próstata ou afrodescendentes.

O check-up da próstata é não é capaz de descartar ou confirmar totalmente que você está câncer de próstata, mas um resultado alterado justifica exames complementares para uma melhor investigação, eventualmente até com uma biópsia de próstata.

 

O que é o check-up da próstata?

 

O check-up da próstata, ou exame de rotina da próstata, é um método de triagem usado para identificar o câncer de próstata nos seus estágios iniciais em homens que não tem nenhum sintoma, na população geral. Em geral, o check-up da próstata inclui um exame de sangue chamado PSA (que mede o nível do antígeno específico da próstata no sangue) e um exame de toque retal.

Durante a parte do toque retal, o urologista insere cuidadosamente o dedo enluvado em seu reto. Isso permite que o urologista sinta as bordas e a superfície da próstata para detectar possíveis anormalidades.

 

Quando os homens devem fazer o exame de próstata?

 

De acordo com as diretrizes da Associação Européia de Urologia (EAU), os homens devem fazer seu primeiro exame de rotina da próstata aos 50 anos. Se você tem histórico familiar de câncer de próstata é recomendável iniciar o check-up de próstata aos 45 anos devido ao maior risco de desenvolvimento do câncer de próstata.

Além disso, homens negros correm um risco maior de serem diagnosticados com câncer de próstata. Por esse motivo, os urologistas geralmente recomendam que os afrodescendentes façam seu primeiro exame de rotina da próstata por volta dos 45 anos.

 

Exame de próstata x colonoscopia: qual a diferença?

 

À primeira vista, pode parecer que o exame de próstata é semelhante a uma colonoscopia. Afinal, ambos os exames envolvem sua área retal. No entanto, esses dois exames são bastante diferentes.

Enquanto o exame de próstata envolve sentir a próstata com um dedo enluvado, uma colonoscopia examina as paredes do intestino grosso inserindo uma câmera flexível no reto do paciente. A próstata não é examinada durante a colonoscopia, a menos que seu médico realize um exame manualmente.

O exame de rotina da próstata é realizado no consultório do urologista. A colonoscopia, por outro lado, é um procedimento ambulatorial, geralmente feito em hospitais, que requer sedação para sua realização.

 

Como eu devo me preparar para o check-up da próstata?

 

Pouca preparação é necessária antes de ir ao urologista para o check-up da próstata. No entanto, certifique-se de informar seu urologista se você tiver algum problema que pode gerar desconforto no momento do toque retal como hemorróidas e fissuras anais.

Seu médico pode pedir que você se abstenha de sexo por 48 horas antes do exame de toque retal. Isso ocorre porque a ejaculação pode fazer com que seus níveis de PSA aumentem temporariamente, o que pode afetar os resultados do exame.

 

Devo fazer cocô antes de um exame de próstata?

 

Você não precisa evacuar nem urinar antes de sua consulta de rotina com o urologista. Se você sentir que precisa fazer cocô antes do exame, não há problema em fazê-lo. Mas não se preocupe se você simplesmente não tem vontade. O exame de toque retal não é influenciado pelas fezes.

Não há necessidade de se envergonhar de suas fezes durante o exame de próstata. Seu médico tem experiência na realização deste exame e fará de tudo para garantir seu conforto durante o processo.

 

O que devo esperar durante o check-up da próstata?

 

Existem dois tipos de exames que seu médico pode usar para detectar o câncer de próstata na consulta inicial: um exame de sangue PSA (antígeno específico da próstata) e o exame de toque retal. O exame de sangue PSA é mais eficaz para detectar o câncer de próstata. No entanto, o toque retal ainda pode encontrar câncer em pessoas com níveis normais de PSA. Por esse motivo, o ideal é a realização de ambos em todas as consultas.

Nenhum dos testes confirma ou descarta totalmente que você tem câncer de próstata, e devem ser avaliados de forma individual, caso a caso, e devem ser utilizados outros exames complementares quando necessário.

 

Exame de PSA

 

Pra realização do exame de PSA, seu médico urologista simplesmente coleta uma amostra de seu sangue e a envia para um laboratório para análise. O exame de sangue PSA mede a quantidade do antígeno específico da próstata no sangue.

Não existe uma valor de corte oficial que possa determinar se você tem ou não câncer de próstata. Em vez disso, os resultados são interpretados individualmente em cada paciente como um medidor para determinar se são necessários mais exames.

Se você tem um PSA alto, pode precisar de mais exames – como uma biópsia de próstata, ressonância magnética ou outros exames laboratoriais – para determinar se o câncer de próstata pode estar presente.

 

Toque retal

 

No toque retal, também conhecido como exame digital retal, seu urologista insere um dedo lubrificado e enluvado em seu reto. Dessa forma, eles podem sentir sua próstata para ver se há algum caroço ou inchaço na parte posterior da glândula (onde muitos cânceres começam).

 

O toque retal é doloroso?

 

Embora o exame digital retal possa ser desconfortável, geralmente não é doloroso e leva apenas alguns segundos para ser concluído. Certifique-se de informar seu médico se você tiver hemorróidas, fissuras anais ou qualquer outra coisa no seu ânus que possa tornar o exame desconfortável.

 

O que significam os resultados do meu teste de PSA?

 

Assim que os resultados do seu PSA chegarem, seu médico o informará se algum exame adicional é recomendado. Os níveis de PSA podem variar por várias razões não relacionadas ao câncer de próstata (como ejaculação, certos medicamentos ou simplesmente pelo aumento da próstata). Portanto, se você tiver um PSA aumentado, não está necessariamente com câncer de próstata, outras causas podem estar relacionadas a esse PSA alterado.

 

Conclusão

 

Se você tem 50 anos e ainda não fez seu primeiro exame de rotina da próstata, procure assim que possível um urologista de confiança para marcar uma consulta. Se você tiver um risco maior de ter câncer de próstata, caso seja negro ou se há histórico de câncer de próstata em sua família, você deve fazer seu primeiro exame de próstata aos 45 anos.

Além disso, se você estiver com dificuldade para urinar, urinando com dificuldade, tendo sintomas de obstrução do trato urinário, agende uma check-up urologista imediatamente. Isso pode indicar um aumento da próstata, isto é, hiperplasia prostática benigna (HPB) ou uma infecção do trato urinário.

O câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas, a menos que esteja avançado.

A maioria das pessoas fica apreensiva com o seu primeiro exame de rotina da próstata. Aprender tudo o que puder sobre o processo pode ajudar a diminuir quaisquer medos ou incertezas que você tenha. Converse com seu urologista sobre seus medos e angústias.

Um exame de próstata é o primeiro passo na detecção precoce do câncer de próstata – e a detecção precoce é a chave para o sucesso do tratamento.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Categorias
urologista

Dr. Petronio Melo

CRM-SP 157.598 – RQE 70.725

  • Doutorado pela Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo (USP)
  • Certificação em Cirurgia Robótica pela Intuitive Surgical
  • Membro da American Urological Association (AUA)
  • Membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)

DÚVIDAS?

Categorias
urologista

Dr. Petronio Melo

CRM-SP 157.598

– Urologista, Andrologista e Cirurgião Robótico

– Certificação em Cirurgia Robótica pela Intuitive Surgical (Sunnyvale, Califórnia, EUA).

– Doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)

DÚVIDAS?

Agende com um especialista

Se você deseja realizar o check-up da próstata, isto é, o exame de rotina da próstata, você deve procurar um urologista de confiança para uma avaliação completa. Check-up novembro azul.

O urologista é o médico especialista em próstata, bexiga, rins, trato urinário e da saúde sexual do homem.

Dr. Petronio Melo é especialista em Urologia, Andrologia e Cirurgia Robótica e realiza atendimento presencial em seu consultório na Vila Mariana em São Paulo – SP e em Londrina – PR, além de atendimento por telemedicina para todo o Brasil. Agende uma consulta com o Dr. Petronio Melo para esclarecimento de todas as suas dúvidas a respeito de doenças da próstata.

Atendimento com Urologista

Entre em contato e agende a sua consulta 

São Paulo - SP

R. Domingos de Morais, 2187, Bloco Paris – conj. 210
Vila Mariana, CEP 04035-000

Atendimento online

Horário de atendimento: 08:00 às 20:00
consultorio urologia vila mariana

São Paulo, SP

Consulta presencial

favicon petronio melo

Telemedicina

Consulta online