Blog Urologia - Dr. Petronio Melo

O que é iTind? Um guia completo [2023]

itind

Saiba tudo sobre o iTind, um dispositivo minimamente invasivo para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB) que oferece vantagens em relação a outras opções de tratamento. Descubra como o esse dispositivo funciona, quem é um bom candidato, e o que esperar durante e após o procedimento. Leia agora em nosso blog de urologia!

O que é iTind e como funciona?

O iTind é um dispositivo médico utilizado para tratar a próstata aumentada, uma condição comum em homens após os 40, 50 anos de idade, quando a próstata se torna maior e pode afetar a função urinária. O iTind é uma alternativa minimamente invasiva aos outros procedimentos  utilizados como tratamento para a próstata crescida, mais invasivos, como a ressecção transuretral da próstata (RTUP) e a enucleação da próstata com laser (HoLEP).

O iTind é um dispositivo de metal em forma de “U” que é colocado na uretra através do pênis. O dispositivo é então expandido para pressionar suavemente a próstata e remodelar o tecido prostático. O dispositivo permanece no lugar por cerca de 5 a 7 dias antes de ser removido. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas urinários do paciente com a próstata aumentada, como o jato fraco, esforço para urinar, a micção frequente e a necessidade urgente de urinar.

Vantagens em relação a outras opções de tratamento

Uma das principais vantagens em relação a outras opções de tratamento para a próstata aumentada é que o iTind é um procedimento minimamente invasivo. Trata-se de um procedimento rápido, dura em média 5 minutos, não tem nenhum corte, não é necessário uso de sonda vesical de demora, não é feito raspagem nem cauterização da próstata. Isso é sinônimo de segurança e mais rapidez na recuperação quando comparado com outros procedimentos para HPB. Além disso, é um tratamento ambulatorial, o que significa que você não precisa passar a noite em um hospital. Além disso, no dia seguintes, muitas vezes o paciente já pode retornar às suas atividades diárias.

Outra vantagem do iTind é que ele é menos propenso a causar complicações, como incontinência urinária e disfunção erétil, que podem ocorrer com outras opções de tratamento, e também é menos propenso a causar sangramento do que outras opções de tratamento.

Uma característica marcante é o fato do iTind preservar a ejaculação. Não ocorre ejaculação precoce ou redução na quantidade de sêmen após esse procedimento, o que é comum em outros tratamentos para a próstata aumentada.

Quem é um bom candidato para o procedimento?

Geralmente, o iTind é recomendado para homens que têm sintomas urinários devido a prósttaa aumentada e que tem a próstata entre 30 e 80 gramas. Além disso, é recomendado para homens que desejam manter a ejaculação após o tratamento da próstata crescida.

O que esperar durante o procedimento?

O procedimento de iTind geralmente é realizado em um consultório médico ou clínica ambulatorial e não requer anestesia geral, é realizado com anestesia local e uma sedação leve.

Durante o procedimento, o paciente será posicionado em uma mesa e terá a uretra anestesiada com um gel ou spray. O médico urologista inserirá o dispositivo na uretra do paciente e o expandirá suavemente para pressionar a próstata. O procedimento geralmente dura cerca de 5 minutos.

O que esperar após o procedimento?

Após o procedimento iTind, o paciente pode sentir algum desconforto ou dor ao urinar e pode precisar urinar com mais frequência do que o normal ou apresentar urgência. O paciente também pode experimentar algum sangramento ou dor no pênis. A maioria dos pacientes pode retornar às atividades normais dentro de alguns dias após o procedimento.

Resultados clínicos do iTind

Existem vários estudos científicos que avaliam a eficácia do iTind para o tratamento da próstata aumentada. Um estudo multicêntrico prospectivo randomizado de 2019 com 80 pacientes demonstrou que o iTind reduziu significativamente os sintomas urinários e melhorou a qualidade de vida dos pacientes com HPB.

Um outro estudo importante é um ensaio clínico randomizado multicêntrico de fase 3, publicado em 2018 no Journal of Urology. Nesse estudo, 197 pacientes com HPB foram randomizados para receber tratamento com iTind ou uma técnica de ressecção transuretral da próstata (RTUP), que é um procedimento mais invasivo. Os pacientes foram acompanhados por um ano e avaliados quanto à melhora dos sintomas urinários.

Os resultados mostraram que o iTind foi eficaz na melhora dos sintomas urinários e que os pacientes tiveram uma taxa de complicações significativamente menor em comparação com os pacientes que foram submetidos à RTUP. O estudo concluiu que o iTind é uma opção segura e eficaz para o tratamento da HPB.

Outro estudo relevante é um ensaio clínico prospectivo multicêntrico de fase 2, publicado em 2016 no Journal of Endourology. Nesse estudo, 53 pacientes com HPB foram tratados com o iTind e acompanhados por 6 meses. Os resultados mostraram que o iTind foi eficaz na melhora dos sintomas urinários e que os pacientes apresentaram poucas complicações.

Esses estudos são apenas alguns exemplos dos muitos que foram realizados para avaliar a eficácia e a segurança do iTind no tratamento da HPB. A literatura científica sugere que esse dispositivo é uma opção promissora para o tratamento da próstata aumentada e pode oferecer vantagens em relação a outras técnicas mais invasivas.

Comparação de custos e benefícios

Em comparação com outras opções de tratamento para a HPB, o iTind pode ser menos dispendioso. Embora o custo do procedimento varie dependendo do local e do médico, o iTind pode ser menos caro do que outros procedimentos mais invasivos.

Considerações finais

O iTind é uma opção de tratamento para a HPB que oferece várias vantagens em relação a outros procedimentos mais invasivos. É um procedimento minimamente invasivo e geralmente mais seguro e rápido de recuperar do que outros procedimentos para HPB. Além disso, é menos propenso a causar complicações e menos propenso a causar sangramento do que outras opções de tratamento.

Se você está considerando o iTind como uma opção de tratamento para a próstata aumentada, é importante conversar com seu urologista sobre seus sintomas e histórico médico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre esse dispositivo, seu médico urologista pode ajudar a orientá-lo na direção certa.

Espero que este artigo tenha sido útil para você! Se você estiver interessado em aprender mais sobre o iTind ou outros tratamentos urológicos, agende uma consulta com o Dr. Petronio Melo, especialista em próstata aumentada, que irá te explicar com detalhes sobre o procedimento.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Categorias
urologista

Dr. Petronio Melo

CRM-SP 157.598 – RQE 70.725

  • Doutorado pela Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo (USP)
  • Certificação em Cirurgia Robótica pela Intuitive Surgical
  • Membro da American Urological Association (AUA)
  • Membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)

DÚVIDAS?

Categorias
urologista

Dr. Petronio Melo

CRM-SP 157.598

– Urologista, Andrologista e Cirurgião Robótico

– Certificação em Cirurgia Robótica pela Intuitive Surgical (Sunnyvale, Califórnia, EUA).

– Doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)

DÚVIDAS?

Agende com um especialista

Se você tem sintomas relacionados com a próstata aumentada, você deve procurar um urologista de confiança para uma investigação completa. Uma das opções terapêuticas para essa próstata crescida é o iTind.

O urologista é o médico especialista em próstata, bexiga, rins, trato urinário e da saúde sexual do homem.

Dr. Petronio Melo é especialista em Urologia, Andrologia e Cirurgia Robótica e realiza atendimento presencial em seu consultório na Vila Mariana em São Paulo – SP, além de atendimento por telemedicina para todo o Brasil. Agende uma consulta com o Dr. Petronio Melo para esclarecimento de todas as suas dúvidas a respeito do iTind.

Atendimento com Urologista

Entre em contato e agende a sua consulta 

São Paulo - SP

R. Domingos de Morais, 2187, Bloco Paris – conj. 210
Vila Mariana, CEP 04035-000

Atendimento online

Horário de atendimento: 08:00 às 20:00
consultorio urologia vila mariana

São Paulo, SP

Consulta presencial

favicon petronio melo

Telemedicina

Consulta online